segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ligas ferrosas

UMA BREVE INTRODUÇÃO

       Segundo a Wikipédia, o ferro é um elemento com 26 elétrons e prótons. à temperatura ambiente é sólido e é extraído na forma de minério e com processos de fabricação pode se tornar um aço. De todas essas características, que são reais e importantes, iremos mais além com relação ao processo de fabricação do ferro. As chamadas Ligas ferrosas.
    É curioso e indiscutível o fato do ferro ser um dos elementos, se não o mais importante deles. Ele possui seu nome em uma época onde ferramentas eram fabricadas com sua estrutura. A chamada idade do ferro. Após descobrirem que o ferro combinado ao carbono e alguns outros elementos poderia resultar em um material de extrema qualidade e com propriedades variadas, houve um salto no sistema de ferramentas e, sem exagero, no sistema "militar" da época. 
      Focando mais no nosso objetivo, que seria explicar um pouco sobre ligas ferroas, vamos deixar de lado essa parte histórica.


CARACTERÍSTICAS


    É um metal maleável, tenaz e de coloração cinza prateada. Possui características ferromagnéticas na temperatura ambiente. Pode ser encontrado de diversas maneiras, entre elas estão em formas de óxidos (FeO, Fe2O3), também nos estados de oxidação +2 e +3. Raramente é encontrado no estado elementar. Na maioria das vezes ele é submetido a processamentos onde é reduzido com carbono e assim eliminam-se as impurezas.


    Elaborei uma tabelinha para distinguir os tipos de ferro, suas temperaturas e sua característica.


MATERIAL
TEMPERATURA (°C)
CARACTERÍSTICA
Ferro α (alpha)
Até 788
Ferromagnético
Ferro β (beta)
778 á 910
Paramagnético
Ferro γ (gama)
910 á 1400
---
Ferro δ (delta)
1400 á 1539
---



APLICAÇÕES

    As ligas ferrosas são as mais utilizadas dentre todas as ligas metálicas, com cerca de 95% da produção mundial. O ferro é indispensável, pois além de ser abundante em nosso planeta, ele é um material barato, de grande dureza, de fácil processamento e pode ser combinado a vários outros materiais. Suas propriedades irão depender da sua composição e de tratamentos mecânicos empregados na sua fabricação, tornando-se duro, dúctil ou a propriedade que se deseja obter. É utilizado de varias formas (principalmente na forma de AÇO) e em vários setores, sendo eles: 
  •      Aeronáutico
  •      Automobilístico
  •      Serviços
     Enfim, é aplicado em todas as áreas que contenham estruturas metálicas. Hoje está perdendo espaço para polímeros e alguns compósitos que misturam ferro com demais materiais. Porém falta muito tempo, para não se dizer nunca, para o ferro perder completamente seu uso. 




FONTES:


Chiaverini, Vicente; Aços e Ferros Fundidos: Características gerais, tratamentos térmicos, principais tipos - 7ª ed. ampl. e rev. - São Paulo, Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2005.



POR: Tarcísio R. Gelaim

0 comentários: