terça-feira, 21 de maio de 2013

Motor - Força e coordenação

Termo técnico

  Motor é um dispositivo/objeto que tem como função transformar outras energias em energia Mecânica, fazendo através dessa energia, uma movimentação em uma máquina ou veículo.
  Desde o início, os humanos utilizaram forças mecânicas e motoras para conseguirem um melhor aproveitamento doas suas atividades. Esse fato é tão certo que pode-se ver nos meios de transporte mais antigos (Tração animal, correntes de água, vapor, vento etc...).

A Tração ANIMAL e a sua importância

    Vou dar ênfase na tração animal, que até hoje se vê nas tuas de cidades do interior e até em países superlotados como a Índia. Esse transporte já foi muito usado e foi o mais usado dos meios de transporte. O cavalo, o camelo, o gado e o cão tem uma imensa história entre os "motores", pois, antes de mais nada, eu aposto plenamente que se nao houvesse esse tipo de força e tração, não haveria hoje os modelos modernos.
   Não é precipitado o argumento anterior por dois fatores: O homem não pensaria se ficasse parado, sem resolver problemas e tentar adquirir formas novas de resolução desses mesmos problemas. E há também o fato de que ao acoplar um animal em uma carroça por exemplo, ele teria que achar uma maneira, ou utensílios que melhorassem o desempenho desse animal. Um exemplo disso seria a ferradura do cavalo.
   A força humana, que também pode ser considerada uma força animal pela natureza do homem, está presente no princípio de todos os meios de transporte. A Polia, a correia, alavancas e esteiras foram utensílios criados afim de ajudar na tração do animal. E com o vasto desenvolvimento da sociedade, não há dúvidas de que era preciso criar métodos melhores, modernos e inovadores.
    
   
FICA AÍ A LISTA DAS CATEGORIAS DE MOTORES

- Máquina à vapor

- Turbinas

- motor de combustão interna

- motor de combustão externa

- motor à ar comprimido

- motor elétrico

- motor híbrido




Por: Tarcísio R. Gelaim


0 comentários: